Trecho do Livro A Libertação dos Povos – A Patologia do Poder – Áudio 92

Transcrição do áudio:

A euforia trazida pelo poder não é devido ao fato de ele ser tão satisfatório, mas devido a inconscientização que ele faz sobre a própria patologia. O indivíduo poderoso cria leis e sistemas de vida, que são acatadas; imediatamente, ele sente como se a sua teomania, megalomania e narcisismo tivessem vencido; é a realização plena de sua fantasia, como um demônio que criou uma nova forma de existência, e deu certo. Há muito tempo, a humanidade vem sendo dirigida por ideias patológicas, que agora precisam ser analisadas. Lembro-me neste momento de um filósofo americano, que não foi levado muito a sério, e que falou verdades incríveis; o seu nome é Thorstein Bunde Veblen (1857-1929).
Ele era de opinião que a história da humanidade sempre se caracterizou pela luta entre forças predatórias e construtivas; o pirata do século XVI transformou-se no homem de negócios do capitalismo moderno, e o barão que roubava na Idade Média, assumiu as feições de um respeitável magnata financeiro (Dowd, P.: Thorstein Veblen).

Livro: A Libertação dos Povos – A Patologia do Poder, de Norberto Keppe.

Locução: Celso de Andrade

Gostou deste episódio?

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

2 respostas

  1. Concordo com texto quando ressalta que diante da mania de grandeza que nossa sociedade vem saboreando e desenvolvendo na busca de lucro, chama/reverbera com as forças demoníacas, criando assim diversas doenças.

  2. Se a sociedade estivesse bem construída, não teríamos tantos crimes, lutas e guerras, não haveria tanta fome e desabrigo, injustiça e pobreza– e a causa fundamental deste triste estado social está na estrutura econômica-social comandada por essas pessoas aparentemente sãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

Abrir WhatsApp
1
Dúvidas? Fale Conosco
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Skip to content