Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Sumário

Psicanalista, filósofo, pedagogo, cientista social, físico (independente), escritor. Fundador e presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, que unificou a ciência à filosofia e teologia.

Keppe fez sua formação psicanalítica em Viena, onde foi treinado por professores como Viktor E. Frankl (Hospital de Policlínicas, Escola de Análise Existencial), Knut Baumgarten (Child Guidance Clinic) e Igor Caruso (Círculo de Psicologia Profunda).

É fundador e Presidente da Sociedade de Psicanálise Integral ou Trilogia Analítica (1970) desenvolvendo sua própria teoria e método científicos de tratamento de doenças psíquicas, sociais , orgânicas e espirituais. Foi capaz de integrar as áreas da ciência, da filosofia e da espiritualidade, criando um novo campo chamado de psico-sócio-patologia.
Saiba mais>>

Psicanalista, psicóloga, escritora, Diretora da Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco, fundadora e Presidente do Instituto Keppe & Pacheco de Ciência e Tecnologia; e Vice-presidente da Sita – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica.

Assistente de Norberto R. Keppe desde 1976 quando formou-se em Psicanálise Integral com a tese Freud e a Psicanálise Integral. Fundadora e editora do órgão oficial da entidade, “Revista de Psicanálise Integral” por vários anos, bem como de vários periódicos de natureza terapêutica publicados pela entidade em diversos países. Organizou e dirigiu diversos Congressos Internacionais de Trilogia Analítica.
Saiba mais>>

Embora alguns digam que o nome possa sugerir religião, ou método complicado e teórico, a Trilogia Analítica, pelo contrário, é uma ciência clara, abrangente e prática. Todas as pessoas, de qualquer idade, sexo, profissão ou raça, podem compreendê-la perfeitamente, desde que se dediquem ao seu estudo e aplicação. Todo o seu corpo de teoria e método é o resultado de pesquisas que seguiram por meio dos mais rigorosos critérios científicos.

Por ser uma psicossocioterapia (tratamento de problemas psicológicos e sociais), a Trilogia Analítica trata de problemas psicológicos individuais, educacionais, sociais, econômicos, políticos, espirituais, enfim, atua em todas as áreas de interesse humano, para melhorar a qualidade de vida..

“Toda a estrutura da obra de Keppe, a essência de seu trabalho, é a busca da interiorização do ser humano. Quer no campo psicoterápico, quer no da socioterapia, seu esforço é no sentido de que cada pessoa ou coletividade aceite olhar para seu próprio interior psicológico ou social, para suas dificuldades internas, a fim de saná-las. Neste ponto, sua obra caminha lado a lado com as máximas universais de cientistas, filósofos e teólogos, como Agostinho, segundo o qual “todo o homem interiorizado é bom”, Sócrates, que enunciou o “Conhece-te a ti mesmo” (em seu livro Auto-Sentimento (149) Keppe acrescentou o “Sente-te a ti mesmo”); e Cristo, que recomendou a cada um: “Tira primeiro a trava de teu olho e então verás para tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Keppe criou o método da interiorização (diferente da introjeção); consiste em usar tudo o que acontece, toda a realidade exterior como um espelho para que possamos sentir, contatar, conhecer e sanar nosso mundo interior. Aliás, a própria essência da psicoterapia trilógica é o contato do indivíduo com a realidade interna (e externa, em consequência).”

Trecho livro História Secreta do Brasil, pág. 345, de Cláudia B. S. Pacheco.

Os cursos de graduação de Teologia Terapêutica e Pedagogia Trilógica, da Faculdade Trilógica Nossa Senhora de Todos os Povos – FATRI EAD, estão regularmente estruturados segundo a legislação educacional vigente, incluindo sua matriz curricular, que engloba o ementário e as referências bibliográficas, atendendo todos os requisitos determinados na Diretriz Curricular Nacional dos cursos de Teologia e Pedagogia, fato esse que passou por um processo de autorização, onde foram avaliados e aprovados por uma comissão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com conceito 4 (em uma escala de 1 a 5).

Importante ressaltar que todos os cursos oferecidos pela Instituição são norteados pela ciência da psicossociopatologia*, criada pelo psicanalista Norberto Keppe, utilizando também referências e títulos bibliográficos de diversos autores e editoras, nacionais e internacionais, conforme disponibilizado, como as referências citadas pelos professores/tutores no Livro Didático, Slides de Apoio e Videoaulas, e ainda os títulos indicados para aprofundamento dos estudos.

As leituras semanais online ao vivo, propiciadas pela Instituição, constituem uma atividade complementar opcional, podendo ser registradas dentro da carga horária semestral.

*Psicossociopatologia é a ciência que estuda a relação entre a vida psíquica e a sociedade, bem como as causas e o tratamento de suas enfermidades.

Psicossociopatologia é um termo cunhado pelo psicanalista Norberto Keppe, que designa a nova ciência criada por ele, que estuda as causas, a inter-relação e a terapêutica das doenças psíquicas, orgânicas e sociais como um todo indissolúvel.

A Psicossocioterapia, portanto, é o método de tratamento da patologia do indivíduo unido à estrutura social através da conscientização da psicossociopatologia.

EDUCAÇÃO GRATUITA

As Faculdades Trilógicas vêm trabalhando ao longo dos anos com diferentes propostas de projetos de responsabilidade socioambiental. Recentemente, em uma iniciativa única, estabeleceram a total gratuidade dos seus cursos de graduação.

O objetivo desta ação é financiar os custos básicos da formação de aproximadamente 1000 alunos. Nós acreditamos que educação é um direito de todos.

Os custos e investimentos necessários para esta ação estão sendo assumidos pela própria instituição, por profissionais voluntários e doadores.
Para tanto, contamos com uma chave PIX e uma conta bancária para o recebimento de doações.

Sua contribuição é parte deste projeto.

Você pode doar qualquer valor, por PIX ou transferência bancária.

Todas as doações são identificadas para fins legais.

Dados para doação:
1) PIX
Chave PIX  é o e-mail: akp5@keppepacheco.org

2) Transferência bancária
Caixa Econômica Federal (104)
Associação Keppe e Pacheco – CNPJ. 02.620.253/0001-93
Agência: 2177
Conta corrente: 633-9
Operação: 003
Enviar o comprovante para o email financeiro@keppepacheco.org

Psicossociopatologia é a ciência que estuda a relação entre a vida psíquica e a sociedade, bem como as causas e o tratamento de suas enfermidades.

Psicossociopatologia é um termo cunhado pelo psicanalista Norberto Keppe, que designa a nova ciência criada por ele, que estuda as causas, a inter-relação e a terapêutica das doenças psíquicas, orgânicas e sociais como um todo indissolúvel.

A Psicossocioterapia, portanto, é o método de tratamento da patologia do indivíduo unido à estrutura social através da conscientização da psicossociopatologia.

Não, os cursos oferecem a formação necessária para o desenvolvimento e aperfeiçoamento como ser humano, consciente dos seus direitos e responsabilidade como cidadão, fornecendo-lhe meios para progredir nos estudos e na vida como um todo.

Por ser uma ciência extremamente prática a Trilogia Analítica têm uma abordagem simples, baseada na compreensão pelo senso comum. Além disso todos os cursos fornecem certificado expedido pela Faculdade Trilógica Nossa Senhora de Todos os Povos – FATRI-EAD, credenciada na modalidade EAD pela Portaria MEC nº 124/2021, DOU 08/03/2021.

Os cursos ajudam a identificar as causa das angústias, diminuindo as tensões aplicando a técnica de interiorização promovendo um estudo da relação orgânica com a relação psíquica obtendo conscientização da inveja, censura, projeção e idealização tendo como resultado a competência emocional.
O aluno torna-se um agente de transformação da humanidade usando a consciência como instrumento no seu trabalho e mostrar como a vida psíquica influencia a sociedade e vice-versa.

Fundada em 1970, pelo psicanalista Norberto R. Keppe, na clínica de Gastroenterologia do Prof. Edmundo Vasconcelos, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, a Sociedade de Psicanálise Integral posteriormente foi denominada Sociedade Internacional de Trilogia Analítica (SITA), por trabalhar com os três aspectos básicos do ser humano e da sociedade (sentimento, pensamento e ação).

Trata-se de uma Associação de carácter estritamente científico e cultural que tem como finalidade a pesquisa e aplicação da Psicanálise nos diversos campos do conhecimento humano.
De âmbito internacional, a sociedade dispõe de ampla literatura, alguns publicados em 9 idiomas, em diversos países da Europa, na Rússia, e Américas.

No Brasil, a SITA promove conferências, cursos, pesquisa científica e formação terapêutica, assim como dá assistência psicanalítica; pública e distribui também as obras da Escola Norberto Keppe, em conjunto com a Proton Editora Ldta.

Quer saber mais sobre nossa Faculdade?

Deixe seu contato e receba nossas novidades e conteúdo de qualidade:

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Dúvidas? Fale Conosco
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Você concorda com nossa Política de Privacidade para continuar a falar conosco.
Pular para o conteúdo