STOP FORUM e 14ª Festa do Divino

A comemoração da 14ª Festa do Divino em Cambuquira começou na sexta-feira, dia 6, com a premiação do Concurso Cultural de redações e cartas sobre a Festa do Divino, promovido pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco – FATRI nas escolas da rede pública de ensino.  Os nove alunos premiados das escolas municipais: Dr. Raul Sá, Sementinha, do Congonhal, D. Sara Azevedo e estadual Clóvis Salgado, receberam livros e caixas de chocolate. Cerca de 300 alunos, professores e a secretária de educação do município, Dinéia Liz, acompanharam a premiação realizada no Gran Circo Marconi.

 

STOP FORUM: A Sociedade do Divino – Espiritualidade, Artes e Sustentabilidade.

Às 20h, no Teatro Thalia apresentou-se a Orquestra Caipira Reinaldo Custódio Teixeira, da cidade de Caldas – MG. Quinze músicos destacados, em viola, violão, percussão e canto, vieram especialmente para esse show de música raiz e clássicos sertanejos. Apresentação aberta ao público em geral sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caldas.

Na manhã de sábado teve início o STOP FORUM organizado e patrocinado pela FATRI, com o tema: A Sociedade do Divino – Espiritualidade, Artes e Sustentabilidade. Em um dia de palestras e mesas-redondas que abordaram assuntos relacionados aos conteúdos dos cursos: Gestão Ambiental, Artes Visuais e Teologia, oferecidos pela Faculdade:

  • Como gerir o meio ambiente de forma sustentável;
  • As inovações tecnológicas e a eficiência energética (em destaque a tecnologia do Keppe Motor);
  • Artes visuais e a estética na vida prática – A consciência da beleza e a beleza da consciência.
  • O desenvolvimento do ser humano com base na Trilogia Analítica;
  • Os fundamentos científicos, filosóficos e teológicos para uma sociedade mais justa e equilibrada.Dando prosseguimento às atividades artísticas e culturais, às 17h, no Teatro Thalia, foi realizado o Concerto Consciência, com professores e amigos da Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco – FATRI. Em uma combinação de canto, violão e piano em repertório clássico variado.

Confira a programação completa no site do STOP FORUM: stop.org.br/forum

 

14ª Festa do Divino – Espiritualidade, Cultura e Artes

As Festas do Divino, iniciadas em Portugal, pela Rainha Santa Isabel e seu marido, O Rei Dom Dinis, celebram uma era de plenitude universal para a humanidade: o Império do Espírito Santo.

A concentração do Divino com seus tabuleiros de flores e pães, simbolizando a prosperidade de um tempo que haja abundância para todos, partiu da frente do Grande Hotel Trilogia até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde os pães foram bentos, e distribuídos após a missa para todos durante o cortejo.  Em frente à FATRI foi realizada a coroação do Imperador do Divino, na figura de uma criança, um menino ou menina do povo, simbolizando o governo dos justos e puros de coração; a Soltura dos Pombos e a Libertação dos Presos, por um futuro de paz e o próprio Reino do Espírito Santo, em que não haverá mais prisões internas e externas para o ser humano.

O cortejo contou com a presença de folias de Reis e festeiros do Divino, cavaleiros e carros de boi, prosseguindo até o Gran Circo Marconi, local do Bodo, distribuição gratuita de mais de 2000 refeições para a população. A Festa continuou no circo com apresentações circenses de artistas vindos de São Paulo, e com o encontro e apresentação de 12 grupos de Festeiros do Divino e Folias de Reis de Cambuquira (2), e cidades da região: Três Corações (3), Campanha, Cordislândia, Cruzília, Guaipava, Luminária, S. Bento Abade e S. Lourenço (1); as comitivas entre músicos, familiares e equipe de apoio totalizou por volta de 700 pessoas.

Seu Joãozinho Unidos, membro pioneiro da Folia dos Gatos de Cambuquira, agradeceu e pediu a continuidade da Festa e do encontro das folias e festeiros, pela importância de reavivar, fortalecer e manter a devoção pessoal entre todos, em especial esse resgate da espiritualidade entre os jovens.

Gostou desta publicação?

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Abrir WhatsApp
1
Dúvidas? Fale Conosco
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Skip to content