Graduação

Pedagogia

Transdisciplinaridade, integração teórico-prática e inovação em todos os campos

Licenciatura
4 anos
EAD
“O ser humano aprende através do afeto e do belo, e desaprende com a inversão e o feio.” Norberto Keppe
Plataforma 100% online
Atividades síncronas (aula ao vivo) e assincronas (plataforma AVA). Encontros presenciais semestrais
Mensalidade:
O curso de Pedagogia da FATRI oferece bolsas de estudo que cobrem 100% das mensalidades, proporcionando aos alunos a oportunidade de uma formação completa sem custos mensais.

texto q aparece em ambos

O curso de Licenciatura em Pedagogia a distância visa formar professores para exercer funções de magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O curso contribui ainda para o posicionamento crítico em relação às questões do ensino, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem.

Propõe, também, um profissional interiorizado e com controle emocional capaz de orientar seus alunos no processo de interiorização.

Comissões do Ministério da Educação avaliaram o conceito de curso com nota 4 (de 5 possíveis).

Licenciatura – 4 anos
EAD
Mensalidade: O curso de Pedagogia da FATRI oferece bolsas de estudo que cobrem 100% das mensalidades, proporcionando aos alunos a oportunidade de uma formação completa sem custos mensais.

Este Curso de Graduação, aprovado pelo MEC, está regularmente estruturado segundo a legislação educacional vigente. Saiba mais aqui.

Matrículas

abertas

Informações

Preencha o formulário abaixo para ser informado na ocasião de um futuro vestibular para essa graduação:

Método

Nosso método terapêutico conecta o ser humano com sua vida psíquica, indo além dos métodos convencionais de formação. Em contato com o próprio interior, o profissional sentirá uma redução considerável do estresse e aprenderá a agir com mais calma e equilíbrio, desenvolvendo uma liderança mais efetiva. O conhecimento unificado, transdisciplinar e integrado, forma uma mentalidade capaz de entender melhor o que se passa no mundo interno e externo de cada indivíduo. As Faculdades Trilógicas Keppe & Pacheco são as únicas instituições de ensino superior do mundo a aplicar o Método Terapêutico de Norberto Keppe na Formação dos mais diversos profissionais. “A volta para o interior é o encontro com a verdade, beleza e bondade de Deus.” Norberto Keppe

por que fazer

esse curso?

O curso de Pedagogia da FATRI EAD oferece uma formação inovadora e diferenciada, que vai além dos aspectos tradicionais da educação e prepara o futuro pedagogo para lidar com os desafios emocionais e sociais do ambiente escolar. Com uma abordagem fundamentada na Psicanálise Integral e na Psicossociopatologia, os alunos desenvolvem não apenas competências pedagógicas, mas também habilidades socioemocionais essenciais para o exercício da profissão.

Diferenciais do curso

1. Disciplina exclusiva de Psicossociopatologia – Gestão de Pessoas e de Conflitos
– Presentes em quase todos os semestres (de I a V), essas disciplinas baseadas na Trilogia Analítica de Norberto Keppe proporcionam uma formação profissional com consciência pessoal e social.
– Os alunos aprendem a identificar e superar bloqueios individuais e sociais, promovendo um diálogo efetivo entre as necessidades de uma instituição e princípios éticos de respeito à integralidade do ser humano.

2. Leituras Terapêuticas semanais
– A FATRI implementa o Sistema de Acompanhamento e Orientação Acadêmica na Gestão de Conflitos e Habilidades Socioemocionais, um diferencial pedagógico que auxilia os alunos a lidarem com situações conflituosas no ambiente escolar.
– Essa abordagem visa a formação de profissionais mais preparados para atuar em seus contextos regionais, promovendo a cidadania e a harmonia nas relações interpessoais.

3. Formação fundamentada na Psicanálise Integral
– O curso alinha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inclui em suas práticas pedagógicas o estudo da dimensão psíquica e emocional do ser humano.
– Com esse enfoque, os futuros pedagogos são capacitados para compreender os fatores emocionais que influenciam a aprendizagem e a convivência escolar.
– O desenvolvimento da escuta ativa, mediação de conflitos e comunicação assertiva são trabalhados para criar ambientes educacionais mais saudáveis e integrados.

4. Formação humanizada e contextualizada
– O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) integra teoria e prática para preparar o egresso para os desafios do mundo do trabalho e da educação, sempre com uma perspectiva humanizada e psicanalítica.

– A metodologia utilizada amplia a capacidade dos futuros pedagogos de promover a inclusão e o bem-estar coletivo.

Ao escolher o curso de Pedagogia da FATRI, o aluno se prepara para ser um profissional diferenciado, apto a enfrentar os desafios da educação com conhecimento técnico, sensibilidade emocional e um olhar humanizado sobre a realidade escolar. Esta é uma oportunidade de transformação pessoal e profissional para aqueles que desejam fazer a diferença na educação brasileira.

currículo único

no mundo

Áreas de estudo Núcleo de Estudos Básicos
  • Filosofia

  • Psicossociopatologia Gestão de Pessoas e Conflitos Aplicada na Educação I

  • Psicossociopatologia Gestão de Pessoas e Conflitos Aplicada na Educação II

  • Educação a Distância

  • Escola e Sociedade

  • Psicologia da Educação

  • Teorias da Aprendizagem

  • Políticas Públicas em Educação

  • Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico I

  • Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico II

  • Formação Docente para a Diversidade

  • Relações étnico-raciais

  • Didática: Organização do trabalho Pedagógico

  • Teorias de Currículo e Introdução à BNCC

  • Sociologia da Educação

  • Gestão Escolar

  • Avaliação da Educação e da Aprendizagem

  • História da Educação I

  • História da Educação II

  • Disciplina Optativa I

  • Disciplina Optativa II

  • Atividade extensionista I

  • Atividade extensionista II

Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos

  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
  • Português
  • Profissão Docente
  • Matemática e Estatística
  • Psicossociopatologia Gestão de Pessoas e Conflitos Aplicada na Educação III
  • Psicossociopatologia Gestão de Pessoas e Conflitos Aplicada na Educação IV
  • Psicossociopatologia Gestão de Pessoas e Conflitos Aplicada na Educação V
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental Anos Iniciais
  • Educação, Corpo e Movimento
  • Consciência e Virtudes Humanas
  • Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade
  • Pedagogia e Energética
  • Metodologia do Ensino da Matemática
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita
  • Fundamentos Teóricos e Práticas do Ensino de Ciências
  • Fundamentos Teóricos e Práticas do Ensino de Geografia
  • Fundamentos Teóricos e Práticas do Ensino de História
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva
  • Tecnologias na Educação
  • Introdução à Arte Integral
  • Educação Psicossocioambiental: Stop a Destruição do Mundo
  • Fundamentos Econômicos da Educação
  • Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Dimensões da Não aprendizagem
  • Arte no Contexto Escolar
  • Literatura Infantil
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras
  • Letramento em Libras
  • Direitos Humanos
  • Disciplina Optativa III
  • Disciplina Optativa IV
  • Disciplina Optativa V
  • Atividade Extensionista III
  • Atividade Extensionista IV
  • Atividade Extensionista V
  • Atividade Extensionista VI
  • Atividade Extensionista VII

Núcleo de Práticas Pedagógicas

  • Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
  • Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
  • Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III
  • Práticas Curriculares I – Processo Formativo Socioemocional
  • Práticas Curriculares II – Profissão Docente: Liberdade e Consciência
  • Práticas Curriculares III – Histórias Infantis
  • Práticas Curriculares IV – Alfabetização
  • Práticas Curriculares V – Metodologia e Prática de Ensino
  • Práticas Curriculares VI – Educação Especial e Inclusiva
  • Práticas Curriculares VII – Educação de Jovens e Adultos
  • Práticas Curriculares VIII – Recursos Pedagógicos

Representação Gráfica da Matriz Curricular (Clique para ampliar)

Ampla Área de Atuação

Em consonância às necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais, buscar-se-á ao licenciado em Pedagogia Trilógica a distância da FATRI – EAD obter uma formação fundamentada na concepção sociocrítica de educador, com domínio e compreensão da realidade e com uma consciência que permita interferir na realidade escolar e transformá-la tendo a docência como base. Visamos formar um profissional que; além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostos por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de ter: • Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal; • Capacidade de formular e encaminhar soluções de problemas educacionais; • Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional;

OBJETIVOS

O curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da FATRI EAD tem como objetivo principal a formação de professores multidisciplinares para atuarem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O curso também visa promover um posicionamento crítico em relação às questões do ensino, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem, a partir da aplicação do método de interiorização keppeano que facilita a atuação do aluno como gestor de conflitos.
A proposta pedagógica foi construída de acordo com as Diretrizes

Curriculares para o curso de Pedagogia, instituídas pela RESOLUÇÃO CNE/CP Nº2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, levando em consideração o perfil do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, as características locais e regionais, e as novas práticas emergentes no campo do conhecimento. Dessa forma, o curso busca formar profissionais aptos a atuar em contextos educacionais diversos, com foco no desenvolvimento integral do aluno, aplicação do método de interiorização keppeano como para facilitar sua atuação como gestor de conflitos.

Capacitação

● Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação aos aspectos estruturais e funcionais da educação, incentivando a reflexão sobre práticas pedagógicas.
● Fomentar o desenvolvimento de profissionais com controle emocional capaz de orientar os alunos no processo de interiorização.
● Assegurar uma formação teórico-metodológica sólida, oferecendo referências analíticas e interpretativas da realidade, especialmente no que se refere ao trabalho democrático no desenvolvimento da gestão de conflitos, bem como nas atribuições do pedagogo nesses contextos.
● Promover a imersão dos estudantes em ambientes de produção e divulgação científicas e culturais no contexto da educação básica;
● Formar o educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, psicológica, científica, energética, ambiental e social;
● Capacitar os futuros professores para o aprimoramento pessoal e profissional constantes;
● Promover, por meio das atividades práticas e dos estágios curriculares vivenciados em diversos espaços educacionais, a integralização dos conhecimentos específicos com as atividades de ensino;
● Capacitar os professores a identificarem e gerenciar problemas, reconhecendo suas emoções e as dos outros, desenvolvendo o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes utilizando a ferramenta da Psicossociopatologia com o rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
● Estabelecer relações entre a Pedagogia e outras áreas do conhecimento, bem como trabalhar em equipes multidisciplinares.

Diferencial

Como diferencial do curso, em quase todos os semestres possuem a disciplina Psicossociopatologia – Gestão de Pessoas e de Conflitos (de I a V), que possibilita ao aluno uma formação profissional com consciência pessoal e social baseada na Psicossociopatologia – um arcabouço de conceitos pertencentes à Trilogia Analítica, criada pelo psicanalista e cientista brasileiro Norberto Keppe. Esses conhecimentos o preparará para lidar com os bloqueios no seu desenvolvimento e no desenvolvimento social, fornecendo ferramentas para o exercício de uma dialética entre as necessidades de um sistema, seja uma organização, uma sociedade ou uma localidade e, as propostas éticas que respeitem o ser humano em sua integralidade.

Outro diferencial do curso são as Leituras Terapêuticas (Sistemas de Acompanhamento e Orientação Acadêmica na Gestão de Conflitos e Habilidades Socioemocionais) semanais presentes em todos os semestres do curso, tendo como principal finalidade capacitar os discentes nos aspectos socioemocionais para se prepararem para lidarem em situações conflituosas no ambiente escolar, contribuindo para uma formação cidadã e atuante em seus contextos regionais.

PRINCÍPIOS

• Transdisciplinaridade
• Inovação
• Integração teórico-prática

Slide
Vestibular
2022
Matricule-se já
Graduação 100% Gratuita

Construa o novo Brasil conscientizando as inversões de valores que destroem o meio ambiente e o ser humano.

Corpo Docente

  • Prof. Me. Adriane Romero Branco Lattes>>
  • Prof. Dr. Bruno Pontes da Costa Lattes>>
  • Profa. Ma. Edna Santos de Souza Barbosa Lattes>>
  • Prof. Me. Eduardo Castelã Nascimento Lattes>>
  • Profa. Esp. Eunice Guimarães de Souza Lattes>>
  • Prof. Me. Expedito Pereira da Silva Lattes>>
  • Prof. Me. Fred Henrique Pereira Faria Lattes>>
  • Profa. Dra. Gabriela Lourenço Leviski Lattes>>
  • Profa. Esp. Gislaine Maria Lyyra Lattes>>
  • Profa. Esp. Iara Dantas Barbosa Lattes>>
  • Profa. Dra. Luciara Batista Avelino Lattes>>
  • Profa. Ma. Sirlei Marinho Paulino Lattes>>
  • Prof. Me. João Léo Pinto Lima Lattes>>
  • Profa. Ma. Márcia Regina Sgrinhelli Lattes>>
  • Profa. Ma. Renata Cristina Macedo Lattes>>
  • Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima Lattes>>
  • Profa. Esp. Rocio Del Pilar L. Torres Lattes>>
  • Profa. Ma. Sari Hannele Koivukangas Lattes>>
  • Profa. Ma. Selma Aparecida Pinto Salerno Lattes>>
  • Profa. Esp. Simone Maria Furtado de Andrade Varejão Lattes>>
  • Profa. Ma. Sirlei Marinho Paulino Lattes>>
  • Prof. Dr. Valdemir Bezerra da Silva Lattes>>
Conteúdo atualizado 04/04/2024
plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
1
Dúvidas? Fale Conosco
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Você concorda com nossa Política de Privacidade para continuar a falar conosco.