Matrículas abertas

Pintura Tradicional da Azulejaria Portuguesa

Extensão Universitária

A azulejaria é uma arte levada pelos portugueses para o mundo lusófono, e faz farte da sua missão de cumprir Portugal, levando a mensagem do Espírito de Cristo, que é a da beleza e da alegria, para todos os povos. Nela se encontram culturas dos vários continentes, em harmonia.
Azulejos Portugueses: uma decoração cheia de boas memórias, alegre e de bom gosto.

Aulas com as técnicas básicas que darão a possibilidade de decorar sua casa, ou fazer seus presentes.
Aprimore sua capacidade artística, estimulando o equilíbrio interno e emocional, participando das aulas semanais.

“De toda a realização humana, a que mais se aproxima de Deus é a estética, pois ao realizar o belo, o artista revela automaticamente o Divino.”
N. Keppe

Programação:

• Padrões geométricos hispano-árabes
• Maneirismo italiano
• A cerâmica chinesa
• Padrões dos tecidos indianos
• A Influência holandesa
• Azulejaria no Brasil: Belém, São Luís, Salvador
• Azulejaria contemporânea no Brasil:
Candido Portinari
Roberto Burle Marx
Athos Bulcão

Formato e Período:

Online – Quartas-feiras, das 17h30 às 19h

ou

Presencial – Terças-feiras, das 17h30 às 19h30 (Av. Rebouças 3887 – São Paulo – SP)

MATRICULE-SE
Brasil: +55 11 94258-0084

Método

Aulas online ao vivo ou presenciais
Os alunos têm o aprendizado das técnicas de pintura à mão livre dentro dos tradicionais padrões:
– Azulejos avulsos;
– Molduras;
– Tapetes;
– Albarradas.

Conhecem os padrões tradicionais da Azulejaria Portuguesa, dos séculos XVI à atualidade.

Entendem como a estética é o fundamento de toda a civilização e como ela é o elemento de cura para as dificuldades psicológicas e sociais.

por que fazer

esse curso?

• Para ter contato com a realidade agradável, incrível e maravilhosa dos trabalhos artísticos;
  • Para ter uma visão histórica de Portugal, do Brasil e do mundo, pela arte;
  • Para reviver a cultura portuguesa e trazer, para seu ambiente, lembranças desta identidade;
  • Para aprender a lidar com as dificuldades diárias, vivendo momentos de descontração, que beneficiam a saúde;
  • A arte de pintar alivia tensões, ativa o lado do cérebro responsável pela intuição, estética e afeto, e melhora a competência emocional necessária nos ambientes corporativos.
“A estética é a manifestação do amor pela bondade, ou melhor, é a própria atuação da bondade. A arte é fundamental; o mundo sem músicos, pintores, bailarinos, escultores, perece irremediavelmente.” Norberto Keppe, livro A Libertação dos Povos

currículo único

no mundo

Materiais:
  • Papel 180 g/m2 A3 ou 13 azulejos brancos
  • 2 pincéis redondos para tinta acrílica (Nº3 e Nº9 – ou aproximado)
  • Tinta acrílica azul marinho
  • 1 vasilha com água
  • 1 lápis
  • 1 pano
  • 1 esponja (usada)

Gisela Carla Alcaide de Sousa

Artista plástica portuguesa, especializada em vitrais e azulejos portugueses.
Formada em Conservação e Restauro em Lisboa-Portugal na Escola Superior de Conservação e Restauro, com especialização de Pintura em Azulejo na Real Casa do Azulejo em Lisboa. Psico-Sócio-Terapeuta pelo Instituto Keppe & Pacheco de Ciência e Tecnologia. Possui graduação em Artes pelo Centro Universitário Claretiano (2017).
MATRICULE-SE
Brasil: +55 11 94258-0084