11 de Setembro de 2024

Formação de Mediadores de Conflitos: Mediação Psicossocio-Integrativa

Habilitação de Mediador Extrajudicial de Conflitos em Mediação Psicossocio-Integrativa.

Promovido pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) das Faculdades Trilógicas Keppe & Pacheco, com o apoio do Instituto Trilógico de Mediação de Conflitos.

Sobre o curso

O Centro de Estudos Jurídicos das Faculdades Trilógicas Keppe & Pacheco (CEJUR), com apoio do Instituto Trilógico de Mediação de Conflitos (ITMEC), desenvolveu a Escola de Mediação Psicossocio-Integrativa, que aplica o Método Psicossocioterapêutico na Mediação de Conflitos. Este integra as técnicas tradicionais já consagradas da Mediação de Conflitos com os conhecimentos científico-clínicos da Ciência Trilógica, desenvolvida pelo psicanalista e cientista social Norberto da Rocha Keppe, sobre as causas (de ordem social e emocional) que se encontram na base de todos os conflitos humanos, tais como a Inversão, Inveja, Censura e Projeção que, caso não percebidas pelos indivíduos envolvidos no conflito, impedirão a sua pacificação. Esse método introduz a Teoria (das Causas) dos Conflitos no campo da Mediação, trazendo grandes avanços para a efetividade desta importante ferramenta de Justiça e Pacificação Social.

Este curso promove a formação de Mediadores Extrajudiciais de Conflitos e visa conscientizar os profissionais que atuam ou que desejam atuar como pacificadores sociais, sobre como funcionam tais mecanismos catalizadores de conflitos. Assim, permite que os Mediadores aprendam a identificar (em si mesmos e nos mediandos) e a lidar mais adequadamente, durante as sessões de mediação, com as emoções patológicas, intenções e valores, geralmente inconscientes, que acabam por atuar negativamente na vida das pessoas, gerando os mais diversos conflitos, aumentando as chances de se chegar a um consenso entre os indivíduos envolvidos. Este método pode ser aplicado em qualquer área de atuação da Mediação (familiar, empresarial, contratual etc.), já que parte de conceitos universais inerentes a todos os tipos de conflitos.

A Quem se Destina

Interessados que atuem ou desejem atuar profissionalmente como Mediadores de Conflitos ou que queiram aprofundar conhecimentos, à luz da Ciência Trilógica, sobre as verdadeiras causas (psíquicas e sociais) dos conflitos, buscando desenvolver habilidades a serem aplicadas em sessões de Mediação de Conflitos. O Curso apresenta um método inovador de Mediação de Conflitos, de cunho terapêutico, prático e eficaz na pacificação de conflitos.

Pré-requisito: Tendo em vista que o Curso propõe realizar a dialética entre os conhecimentos da Trilogia Analítica com a Ciência da Mediação de Conflitos, é necessário que, para participar do curso, o aluno já possua conhecimentos (de nível intermediário) sobre a Ciência Trilógica e seus conceitos, ou seja, que já tenha realizado outros cursos de Graduação, Pós-Graduação e/ou Extensão nas Faculdades Trilógicas. Além disso, é recomendável possuir ensino superior completo. A análise dos currículos será realizada na admissão do aluno no momento da matrícula.

IMPORTANTE: Interessados que não preencham o pré-requisito acadêmico exigido para este curso, poderão acessar o curso livre sobre os Fundamentos da Mediação Psicossocio-Integrativa, com duração de 10h, para conhecer um pouco mais sobre o Método e sua correlação com a Ciência Trilógica. Para mais informações, entre em contato através do formulário clique aqui 

Observação: o início do curso dependerá de uma quantidade mínima de inscritos.

Informações e Matrículas

Método

Promove a integração dos conhecimentos e técnicas já consagradas da Mediação de Conflitos com os conhecimentos científico-clínicos sobre as causas dos conflitos, revelados pela Ciência Trilógica, criada e desenvolvida pelo psicanalista, filósofo, cientista social, pedagogo e físico independente Norberto Keppe, internacionalmente conhecido pelos resultados práticos obtidos na área de gestão de conflitos.

Aulas síncronas (online via Google Meet) + aulas gravadas (na plataforma de estudos) + workshops práticos (online via Google Meet).

Certificado de Extensão Universitária, reconhecido pelo MEC (em formato digital). Alunos que concluírem pelo menos 95% da carga horária do curso, receberão o certificado de Habilitação de Mediador Extrajudicial de Conflitos em Mediação Psico-Sócio-Integrativa.

por que fazer

esse curso?

A Mediação de Conflitos consiste num mecanismo consensual de solução de conflitos que, através da aplicação de técnicas e metodologia próprias, por meio de sessões de mediação conjuntas ou individuais com as partes, visa promover a restauração do diálogo entre as pessoas em desacordo, para que, juntas, de modo facilitado pelo Mediador, passem a vislumbrar alternativas para lidar com o problema que enfrentam e que outrora se pensava não ter solução. A Mediação foi formalmente incluída como uma prestação de serviços no Brasil, com a Resolução 125/2010. A procura por essa ferramenta, como uma alternativa mais rápida, econômica e eficiente para a resolução de conflitos, tem crescido consideravelmente nas últimas décadas no país. Tal cenário demonstra o despertar para o início de uma mudança de mentalidade, em que as pessoas em geral começam a perceber a importância de existirem métodos mais eficientes de pacificação social, como é o caso da Mediação de Conflitos, que parte da premissa da autorresponsabilização das partes pela resolução do conflito. Isso pressupõe, portanto, um amadurecimento psíquico e emocional dos indivíduos envolvidos, de modo que possam compreender sua coparticipação na criação e na pacificação do conflito. Por meio deste curso, o aluno irá:
  • Obter uma visão integrada da Ciência da Mediação de Conflitos com a Ciência Trilógica, que irá habilitar mediadores de conflitos a lidarem melhor com os conflitos nas sessões de Mediação;
 
  • Aprender como o conhecimento da Ciência da Trilogia Analítica, criada pelo psicanalista e cientista Norberto Keppe, pode contribuir para a pacificação dos conflitos sociais, na prática;
 
  • Adquirir uma vivência prática da Trilogia Analítica, aplicada na Mediação de Conflitos;
 
  • Compreender a importância e formas de se estabelecer um ambiente terapêutico na Mediação, propiciando a redução dos mecanismos de censura das partes em admitirem sua coparticipação no conflito, levando-as à conscientização das verdadeiras causas do problema que enfrentam e permitindo que obtenham um resultado positivo, restaurador e com efeitos duradouros;
 
  • Estudar as bases da Justiça do Terceiro Milênio, baseada na autorresolução dos conflitos, através da conscientização individual dos problemas, atingindo-se, consequentemente, a almejada pacificação social.
 
  • Adquirir uma nova habilitação profissional, com condições de prestar um serviço útil, bom, belo e verdadeiro à sociedade.

currículo único

no mundo

Conteúdo das AULAS:
  • Introdução à Mediação Psicossocio-Integrativa;
  • Noções Preliminares da Resolução Adequada de Conflitos;
  • Características dos Processos Autocompositivos vs. Processos Heterocompositivos;
  • Políticas Públicas em Resolução Adequada de Disputas;
  • Panorama do Processo de Mediação (partes, estrutura do processo de mediação, escopo da mediação, benefícios e estrutura do procedimento);
  • Fundamentos da Mediação Psicossocio-Integrativa;
  • Teoria do Conflito à Luz da Trilogia Analítica: aplicação dos Conceitos Trilógicos (Inversão, Inveja, Censura, Projeção, Identificação/Idealização Projetiva, Interiorização e Conscientização) na Mediação de Conflitos;
  • Dialética Trilógica aplicada na Mediação Psicossocio-Integrativa;
  • Princípios e Técnicas da Mediação Psicossocio-Integrativa;
  • Sociopatologia e Patologia do Poder na Mediação;
  • Papel da Ética e Estética na Mediação Psicossocio-Integrativa;
  • A Ciência da Energética Aplicada na Mediação Psicossocio-Integrativa: o neutro na Mediação;
  • O Ser na Mediação Psicossocio-Integrativa: autorresponsabilização e autorresolução de conflitos (amadurecimento psíquico e espiritual);
  • Técnicas da Mediação Psicossocio-Integrativa;
  • Negociação, Termo Inicial de Mediação e Termo de Acordo;
  • A Vontade e as Emoções na Atuação do Mediador;
  • Comunicação Terapêutica do Mediador e Restauração da Comunicação das Partes;
  • Liderança Afetiva do Mediador;
  • Mediação Psicossocio-Integrativa Aplicada (Mediação Familiar, Mediação Empresarial, Mediação Escolar, entre outras);
  • Justiça Restaurativa à Luz da Trilogia Analítica;
  • As Bases da Justiça do Terceiro Milênio;
  • Teologia da Mediação;
  • Workshops Práticos (Leitura Terapêutica, Casos Práticos, Técnicas Aplicadas, Psicocine).

Certificação

Certificado de Extensão Universitária, reconhecido pelo MEC (em formato digital). Alunos que concluírem pelo menos 95% da carga horária do curso, receberão o certificado de Habilitação de Mediador Extrajudicial de Conflitos em Mediação Psicossocio-Integrativa.

Perguntas Frequentes

Clique sobre a pergunta para ler a resposta

Haja vista o contínuo aumento dos conflitos sociais, de cunho familiar, empresarial, de convívio social, entre outros, tornou-se necessário o desenvolvimento e a disseminação de meios adequados e eficazes de solução destes conflitos.

Desta forma, a prática da Mediação de Conflitos, tendo as partes como protagonistas na busca da solução do conflito, através do diálogo facilitado pelo Mediador, tem aumentado cada vez mais no Brasil, o que demonstra o despertar para o início de uma mudança de mentalidade e, com isso, o surgimento de uma nova e necessária atuação de profissionais na qualidade de mediadores de conflitos.

O Curso de Formação de Mediadores de Conflitos em Mediação Psico-Sócio-Integrativa tem como objetivo mostrar um caminho perfeitamente possível para habilitar mediadores extrajudiciais de conflitos a auxiliar, verdadeiramente, as partes na pacificação de seus litígios.

Por meio deste curso, o aluno irá aprender as técnicas tradicionais de Mediação de Conflitos, sabendo como aplicá-las sempre de modo aliado ao conhecimento das reais causas dos conflitos, o que lhe permitirá auxiliar as partes a encontrar soluções pacificadoras e satisfatórias para os envolvidos, no âmbito da atuação extrajudicial.

A principal ferramenta a ser utilizada é da consciência que, para Keppe, é a dialética ética (moral) com a inteligência. Também será abordado o estudo das emoções patológicas e dos demais mecanismos catalizadores de conflitos (Inversão, Inveja, Censura e Projeção) que atrapalham o uso correto da razão e impedem as partes de dialogarem e de entrarem em um consenso.

A união proposta pela Mediação Psico-Sócio-Integrativa, através do Método Psicossocioterapêutico, em nada contrapõe ou afasta as técnicas tradicionais da Mediação de Conflitos, nem se confunde com técnicas de terapia ou psicanálise, consistindo em uma forma de aplicação das técnicas tradicionais da Mediação de Conflitos, levando-se sempre em consideração os elementos psíquicos e sociais que estão na base dos conflitos humanos, facilitando o entendimento do Mediador sobre a problemática apresentada na sessão de Mediação, bem como aumentando sua eficiência na seleção e aplicação das técnicas tradicionais da Mediação, permitindo a criação de um ambiente mais propício à efetiva pacificação do conflito.

Corpo Docente

  • Rodrigo Pacheco Angélico, advogado, formado pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP, especialista em Direito Imobiliário, interpretação e adaptação de contratos estrangeiros ao sistema jurídico brasileiro, estudou na universidade de Altos Estudo de Direito e Economia (Paris II – ASSAS), no período de 1989 a 1993 e frequentou o Curso de Letras do Instituto Católico de Paris de 1993 a 1996, licenciado por este curso – Instituto Superior de Tradução de Intérprete – ISIT. Membro da American Bar Association (Associação da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos). Mediador de Conflitos e Psicossocioterapeuta pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco. Pesquisador, Professor e Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) das Faculdades Trilógicas. Sócio Fundador do Instituto Trilógico de Mediação de Conflitos (ITMEC). Presidente da Associação Lusófona de Direitos Humano (ALDH). Diretor do Instituto Internacional de Pesquisa Jurídica(IIPJ).
 
  • Marina Lourenço Leviski, advogada, formada pela PUC-PR, especialista em Direito Empresarial (FGV-PR), Direito Penal (ICPC-PR), Direito Constitucional (ABDConst-PR), e Sociologia Política (UFPR). Mediadora de Conflitos e Psicossocioterapeuta pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco. Habilitada em Pedagogia pelo Programa de Formação Docente da Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco. Pesquisadora e Professora do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) das Faculdades Trilógicas. Sócia Fundadora do Instituto Trilógico de Mediação de Conflitos (ITMEC).
 
  • Natália Stein, advogada, formada pela PUC-SP, especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito. Mediadora Extrajudicial de Conflitos e Psicossocioterapeuta pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco, especialista em resolução de conflitos com atuação nas áreas de Direito Imobiliário, Empresarial e Consumidor. Pesquisadora e Professora do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) das Faculdades Trilógicas. Sócia Fundadora do Instituto Trilógico de Mediação de Conflitos (ITMEC).
*Corpo docente titular. O curso também promove aulas com professores convidados.
Informações e Matrículas
plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Dúvidas? Fale Conosco
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Você concorda com nossa Política de Privacidade para continuar a falar conosco.
Pular para o conteúdo