As Mulheres no Divã

Mulheres – mais de 50% dos cidadãos do planeta; pilar central do organismo chamado família; as soberanas da dimensão dos relacionamentos humanos, do campo dos sentimentos, emoções, intuições.

O sexo “frágil” no sentido de força física, mas o mais poderoso no sentido dos assuntos mais íntimos da alma humana.

Diz o ditado: “o homem é a cabeça e a mulher o pescoço”, que vira e leva a cabeça onde quer – e muitas vezes faz com que o homem a perca (a cabeça).

Até hoje, a mulher foi sempre analisada sob a perspectiva de vítima da sociedade e dos homens. O curso As Mulheres no Divã marca uma virada, necessária, quando passamos a analisar a psicopatologia feminina, advinda do campo afetivo.

O psicanalista Norberto R. Keppe descobriu que, se o indivíduo não conhece a patologia na base (sentimento), tudo o que pensar (intelecto) será falso e suas atitudes destrutivas.

Quando a inveja (e a inversão) domina o indivíduo, seja ele homem ou mulher, ele terá problemas graves no campo da sua filosofia de vida (a razão) e seu trabalho causará muita destruição.

Sendo assim, a influência da mulher na sociedade (analogicamente ao que ocorre na dimensão psíquica) é mais de base, que pode ser com o sentimento de amor ou de inveja, e é mais oculta, passando muitas vezes despercebida.

Se o sentimento dominante for mais o de amor, sua influência será altamente benéfica e construtiva e se for o de inveja causará enormes transtornos.

No livro As Mulheres no Divã esclareço que, devido à influência e domínio que a figura feminina exerce na formação emocional dos meninos e na convivência familiar, os homens muito desequilibrados e sem ética são frutos de más experiências com as mulheres na sua infância/adolescência.

Estou dizendo que a mãe (ou equivalente) desequilibrada, inconscientizada de sua inveja, deformará todos os membros próximos da família, o que mais adiante acarretará as corrupções, violências, injustiças e deformidades sociais.

Assim, também a mulher bondosa vai ajudar a formar os homens (e mulheres) geniais e santos da humanidade. Não raro, a mãe mais equilibrada pode neutralizar os efeitos nefastos de um pai mafioso, alcoólatra e doente mental em seus filhos.

Fonte: Revista de Psicanálise Integral, Análise da Psicopatologia da Mulher, Universo Psíquico Feminino, Editorial de Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco

Gostou deste episódio?

Compartilhe

Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

toggle icon
plugins premium WordPress
Dúvidas? Fale Conosco
1