Palestras Online – 16 a 30 – 21º Congresso Internacional de Trilogia Analítica

16. Brasil e Suas Glórias

Claudia Tamás, Carlos Moccagatta, Elania Mendes da Silva, Elena Piccini, Ernani Queiroz Andrade, Fabiana Barbe, Marli Rodrigues Silva, Paula Ziegler

Um trabalho que mostra aos jovens o que é Belo e Bom no Brasil, em um vídeo com cerca de 9 minutos e dividido em três partes: 1. A História; 2. A Natureza; 3. O Povo e sua Cultura. Este trabalho procura fazer com que os jovens valorizem mais nosso País, sua grandeza, a natureza em seu território e as pessoas que deram seu esforço, e até a sua vida, com erros e acertos, para transformar o Brasil numa grande nação. Que eles possam lembrar da herança que receberam e que a transformem em um Bem ainda maior, através do amor e do trabalho.

Palavras-chave: Brasil, Cultura, História, Natureza.

 

 

17. Caso Clínico Comportamental em Escola Pública

Isadora Aparecida Borges Valim e Rosana Aparecida Peloso

Atualmente, é corriqueiro o diagnóstico precipitado de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e de outros transtornos em crianças. Muitas vezes, esses diagnósticos são realizados por pessoas que não são profissionais da saúde, especializadas na área.

O caso clínico que será relatado a seguir é o de um menino com idade de 12 anos, V.S. A mãe vem recebendo reclamações da escola devido ao fato do aluno terminar seus deveres e lições escolares antes dos demais colegas, ficando muito agitado e conversando em exagero com os outros estudantes, atrapalhando a dinâmica da sala de aula. A professora sugeriu, para a mãe, que V.S. deveria ser consultado por neurologista e ser medicado para hiperatividade.

Na análise trilógica: “- Terapeuta: Como você se comporta na sala de aula?
V.S.: Termino com facilidade e rapidez as atividades propostas pela professora durante as aulas. Em segui-da, vou até meus colegas para conversarmos.
– Terapeuta: Seus colegas já terminaram as atividades também?
V.S.: Não, somente eu.
– Terapeuta: Então, você está dizendo que causa problemas para a professora e seus colegas durante o período escolar?
V.S.: Eu não percebia; agora percebo que prejudico meus colegas.
– Terapeuta: O que poderá ser feito?
V.S.: Amo desenhar. Vou desenhar após as atividades e ficar quieto na minha mesa.”

Os diagnósticos diferenciais avaliados em V.S. foram: inteligência privilegiada, falta de limites, falta de atividades concretas a se fazer após terminar atividades em sala de aula, patologia comportamental ou emocional. No entanto, V.S. é uma criança com facilidade de aprendizagem e ocupa o primeiro ou segundo lugar na classificação geral da escola.

Após esta mudança de atitude, que partiu do próprio aluno, não houve mais reclamações. Sabe-se que os transtornos, sejam eles neurobiólogicos, comportamentais ou emocionais, são muito sérios e devem, quando de fato diagnosticados, receber atenção e tratamento adequados. Porém, há a necessidade desse aprofundamento na formação profissional do corpo docente das escolas de ensino fundamental, para que esse diagnóstico seja realizado de forma correta.

Palavras-chave: Diagnóstico, Terapia, TDAH.

 

 

18. Da Era da Consciência à Consciência da Beleza

Pérsio Burkinski

Em março de 1983, ou seja, há exatamente 40 anos, foi realizado no Palace Hotel de Buçaco, em Portugal, o incrível 1º Congresso Internacional de Trilogia Analítica (CITA), com o tema: A Era da Consciência. Com participantes de vários países, as palestras se desenrolaram em dez dias de descobertas e vivências inesquecíveis, prenunciando a Era que estamos inaugurando.

Quarenta anos depois estamos realizando o 21º CITA, com o tema: A Beleza da Consciência e a Consciência da Beleza. Quarenta anos se passaram e muitas experiências se desenrolaram nos diversos países onde a Trilogia Analítica tem atuado, com seus centros na Europa, Estados Unidos e América Latina – a Proton Editora, (Editora dos livros da Trilogia Analítica) cresceu em número de obras, com autores realizando descobertas e aplicações desta ciência, colocadas a serviço de todos os seres humanos. Desde então, foram fundadas duas faculdades, uma presencial em Cambuquira-MG e uma EAD em São Paulo-SP, onde são ministrados cursos de Graduação, Pós-graduação, cursos Livres e de Extensão Universitária, Imersões, Psicanálise individual e de grupo, livros, inovação tecnológica, centenas de programas terapêuticos de Rádio e TV.

Constatamos que a humanidade, mais do que nunca, está doente. Em 1983, anunciamos a Era da Consciência e, neste ano, a Consciência da Beleza. Ao mesmo tempo em que acontecia o 21º CITA no Brasil, estivemos em Portugal levando novamente esta ciência para aquele país, desta vez nas Universidades de Porto, Coimbra, Braga e Lisboa. Passamos também por Buçaco para apresentar a Trilogia Analítica àqueles que não tiveram esta oportunidade, em 1983, onde tudo começou. Foram 40 anos de trabalho intenso no mundo todo, levando a consciência, publicando livros, dando palestras, trabalhando para um mundo melhor, enfim, levando a Beleza para os 4 cantos do planeta. Começamos em Portugal, demos a volta ao mundo e retornamos a Portugal.

Palavras-chave: Congressos Internacionais, Trilogia Analítica, Era da Consciência, Consciência da Beleza.

 

 

19. De Onde Vem Nossa Energia?

Nara Lima Alexandre

De acordo com o paradigma materialista, que rege a maioria das relações humanas que vivemos no planeta Terra, a energia que tudo sustenta vem da matéria, quer dizer, dos átomos, alimentos, do DNA. Será que realmente a energia vem da matéria?

Segundo os estudos de Norberto Keppe, há uma inversão nesta ideia. O que realmente acontece é que a energia que nos sustenta vem da energia escalar, ou seja, da energia divina, enviada por Deus. “A queima da madeira esclarece muito bem, como a matéria libera a energia que forma (elemento extra material) como se fosse uma espécie de alma que a compõe: o fogo é muito mais forte energeticamente do que a lenha, e, como sabemos, o inferior advém do superior, e não o contrário; comparando-se com a explosão atômica vemos que a energia liberada está incomensuravelmente acima do urânio enriquecido” (Norberto Keppe, A Nova Física da Metafísica Desinvertida, p. 14).

O átomo, na verdade, se comporta como um vórtex que foi criado pela energia divina, com a finalidade de manter a captação de energia escalar. Pensando desta forma, como nosso corpo é constituído de átomo, ele deveria ser eterno e sem doenças ou morte. Porém, com as psicopatologias nas áreas emocional, social e espiritual, há bloqueios na captação desta energia escalar, levando-nos à entropia, quer dizer, ao envelhecimento e doença.

Os comportamentos e sentimentos desequilibrados, inconscientes, bloqueiam a energia escalar. “A oposição que o ser humano comete contra a vibração energética, que constitui o centro da vida, prejudica o funcionamento do DNA nas células, levando o próprio RNA a elaborar um psicogenoma artificial, caindo nas doenças, corrupção e morte” (Norberto Keppe, A Nova Física da Metafísica Desinvertida, p. 5).

A cura está na ação boa e pura, ou seja, agir no bem. Agir de acordo com nossos talentos inatos dados por Deus, que são talentos bons, belos e verdadeiros. Para estar em ressonância com a energia divina devemos cultivar a humildade e fazer um trabalho de autoanálise e conscientização, admitindo nossas patologias, acolhendo e perdoando.

Palavras-chave: Ação Boa, Energética, Materialismo, Psicossomática.

 

 

20. Desenvolvimento da Primeiríssima Infância a Partir de um Entendimento Integral do Ser Humano

Vivian Da Costa E Renata Queiroz

Este trabalho refere-se ao primeiro Workshop do Projeto Minhas Raízes, que propõe promover a liberdade e felicidade do ser humano, uma vez que atua na ascensão do aperfeiçoamento espiritual ou moral de mães e educadores da primeiríssima infância, e, consequentemente, no desenvolvimento saudável de todo o ser de recém-nascidos e crianças, sob os aspectos biológicos, mentais e espirituais.

A partir da compreensão mais ampla das reais fontes criadoras e mantenedoras de todo indivíduo, que é a Consciência Cósmica, o Criador, e das provenientes de fontes educacionais humanas de mães e docentes, que colaboram para o aprendizado das crianças, no período de uma existência, é possível promover maior conscientização e interiorização nestes adultos cuidadores, de modo que são construídos laços familiares mais saudáveis, e, consequentemente, potenciais mais relevantes para a melhora da sociedade. Apesar de ainda estar no início, este projeto pretende ser desempenhado nos três segmentos: via online, presencialmente, em instituições educacionais e em atendimentos no próprio estabelecimento em que a instituição se situa.

Atualmente, é realizado apenas pela sua idealizadora, Vivian da Costa. Os resultados mais contundentes se encontram no processo de construção da união entre a educação infantil e os conhecimentos da espiritualidade, além da elaboração de oficinas e modelos destas para a promoção de atividades pedagógicas das crianças.

A ciência Trilógica compõe a base do desenvolvimento das atividades, pois é a partir deste conhecimento que se pode constituir o entendimento da sintonia do funcionamento do pensamento humano com a da transcendência ou realidade divina, que é multidimensional.

Por meio do processo de conscientização e interiorização proposto pela Trilogia Analítica, é possível que se busque maior entendimento das nuances emocionais advindas de comportamentos inadequados ou que se encontram contrários à percepção da realidade.

Neste processo de transformação ou ampliação de entendimento da consciência, são promovidas, durante a vivência e nos acréscimos de sensibilidades desenvolvidas nas atividades entre as mães, os bebês e crianças pequenas, e entre estes e docentes, possibilidades de vínculos mais significativos, nos quais há maior sintonização com o Criador e a realidade divina, possibilitando alcançar os objetivos propostos pelo projeto.

Todo o trabalho também se baseia na utilização de conhecimentos de uma linha pedagógica direcionada à primeiríssima infância, a Abordagem Pikler, que promove a prática de cuidados do bebê de uma forma mais afetuosa ou de maior qualidade. As oficinas sempre buscam aliar artes, autoconhecimento e espiritualidade, colaborando para que interações mais profundas sejam desenvolvidas.

Espera-se que, com este trabalho, se promova tanto entendimentos novos na interação que se constitui entre as mães, os docentes e as crianças, como o desenvolvimento mais harmonioso destas crianças. Assim, haverá promoção de processos educacionais mais significativos às crianças e ampliação consciencial materna e de docentes.

Palavras-chave: Artes, Conscientização, Interação, Sensibilidade.

 

 

21. Educação Infantil com Trilogia Analítica

Lauren Mayumi Ikehara e Larissa Hiromi Ikehara

Este trabalho tem como objetivo contribuir com pais e educadores que buscam promover o desenvolvimento integral de seus alunos e filhos. Em meio à pandemia e ao fechamento de todas as escolas, muitos pais e educadores enfrentaram o desafio de garantir a continuidade da educação das crianças da melhor maneira possível. Para isso, este estudo de caso foi realizado com base na experiência prática de uma das autoras, que, devido à pandemia, incorporou os ensinamentos da educação Trilógica na educação de suas duas filhas.

O estudo de caso descreve como o processo de educação infantil fundamentado na Ciência Trilógica foi aplicado, incluindo seus recursos, fundamentos e métodos. Destaca-se, ainda, a importância da utilização da Trilogia Analítica na formação das crianças, bem como os impactos e resultados obtidos. A apresentação deste trabalho visa fornecer insights e orientações práticas para pais e educadores interessados em uma abordagem educacional integral e eficaz.

A Ciência Trilógica, com seus princípios e metodologia, mostrou-se uma ferramenta valiosa para a promoção do desenvolvimento das crianças, mesmo em um cenário de pandemia e fechamento das escolas. Ao compartilhar essa experiência e os resultados alcançados, espera-se que este estudo de caso possa ajudar outros pais e educadores a conhecer e implementar a Trilogia Analítica na abordagem educacional, para que promovam o crescimento e o aprendizado significativo de seus alunos e filhos.

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Trilógica, Pedagogia, Reforço Escolar, Trilogia Analítica

 

 

22. Máquina Automática de Sabão Sustentável Ambiental

João Pedro Galasso, Samuel Prado, Danilo Reginato e Igor da Paz

O presente trabalho tem por objetivo a construção de uma máquina que produza sabão de forma automática. A Máquina M.A.S.S.A. foi concebida em dois pilares: o primeiro seria uma proposta de solução para um problema do dia a dia do grupo, e o segundo, a proteção do meio ambiente. Desta forma, o grupo buscou sanar o problema da produção de sabão em barra, que se mostrou muito estafante e perigoso para o produtor, bem como ajudar a preservação do meio ambiente, usando o óleo que seria descartado como matéria-prima.

A grande inovação do projeto consiste na utilização do motor Keppe Motor KM60, que apresenta uma grande eficiência em comparação com motores da mesma categoria. O motor KM60 contribui muito para a diminuição do gasto com eletricidade (eficiência de 80%), bem como propicia benefícios não sensíveis na produção do magnetismo, que é irradiado para o meio ambiente e acaba por influir na produção do sabão, com resultados ainda por serem comprovados cientificamente.

Conclui-se que a Máquina M.A.S.S.A. cumpre seu papel na ajuda à comunidade, seja ao indivíduo que a manipula, seja no âmbito social e ambiental, proporcionando redução de uso de eletricidade e reutilização de agentes poluentes dos corpos d’água.

Palavras-chave: Automação, Economia Circular, Eficiência, Keppe Motor, Sustentabilidade

 

 

23. Matriz Self: Um Método para Conscientização do Empreendedor Utilizando a Dialética Keppeana

Fabio Henrique Ferreira Nery

Um bom gestor é capaz de gerenciar um time, gerir as finanças, lidar com o marketing, o desenvolvimento de produtos e serviços, e tomar decisões estratégicas. Com essas habilidades, o empreendedor pode ter mais chances de alcançar seu sucesso. Nesse sentido, a liderança adaptativa e o desenvolvimento de habilidades e competências são aspectos prioritários para o bom êxito das atividades em um negócio sustentável. No entanto, estudar sobre empreendedorismo não buscando entender o empreendedor como um ser humano, nos afasta da visão real dos motivos que levam uma empresa ao insucesso. O método busca os fatores que impedem o sucesso do empreendedor à luz da dialética Keppeana, cumprindo uma função social importante, que é a de gerar novos conhecimentos para a dogmática administrativa atual, utilizando aspectos científicos, filosóficos e espirituais para analisar mais a fundo o que impede a conscientização do empreendedor para um caminho em busca da verdade. Ao aplicar a Matriz Self como questionário para os empreendedores, o método identifica as falhas conscientes e inconscientizadas nos aspectos da personalidade, no que tange ao entendimento, ao esforço, à habilidade e ao sentimento. É possível, assim, melhorar a performance do empreendedor como gestor da sua empresa. A metodologia se baseia em quatro questões fundamentais, que serão avaliadas: 1) eu conheço?; 2) eu quero?; 3) eu posso?; 4) eu faço? A Matriz Self emerge como uma ferramenta valiosa, permitindo que o empreendedor, na sua utilização, possa assumir o papel de protagonista na resolução dos problemas e, consequentemente, tomar decisões mais precisas e alinhadas com o real contexto mercadológico.

Palavras-chave: Empreendedor Social, Gestor, Dialética Keppeana.

 

 

24. O Impacto da Leitura Terapêutica na Administração de Academias de Ginástica

Walmir Bolani

O objetivo deste trabalho científico é avaliar o impacto da leitura terapêutica, com base na Trilogia Analítica de Norberto Keppe, no processo de interiorização e conscientização sobre psicopatologias em participantes de academias de ginástica. Além disso, busca-se analisar os aperfeiçoamentos dessas leituras nas atitudes dos participantes e mensurar sua capacidade de lidar com os conflitos que surgem nas relações interpessoais no ambiente de trabalho. Serão também examinadas as metodologias tradicionais de recursos humanos, as condutas comuns que geraram esses conflitos e a importância da conscientização dos erros cometidos pelos profissionais em relação às virtudes.

Esta pesquisa teve como propósito analisar a eficácia da leitura terapêutica, como técnica de tratamento psíquico, que fornece resultados que facilitam a gestão de pessoas em academias de ginástica, com base nos textos da Trilogia Analítica. Os resultados obtidos revelaram efei-tos positivos na conduta dos participantes. Foi observada uma melhora na capacidade de lidar com problemas e situações de estresse, que antes eram encarados como extremamente difíceis e fonte de angústia e mal estar.

Durante o processo de leitura terapêutica, os participantes desenvolveram uma maior consciência das causas básicas de seus problemas e passaram a conviver de forma mais tranquila e menos tensa com questões que antes pensavam insolúveis. Essa mudança de perspectiva alterou a forma como avaliariam os problemas e como lidariam para resolvê-los. As habilidades propiciaram significativamente a redução do acúmulo de problemas no ambiente de trabalho, fortaleceram a confiança entre os membros da equipe e, consequentemente, impactaram positivamente os clientes, que, de alguma forma, argumentaram que a energia do ambiente melhorou.

Podemos considerar que o processo de leitura terapêutica promove tratamentos psicológicos diversos nos participantes. Houve uma diminuição na soberba, um aumento na paciência e tolerância, uma queda nas faltas por motivos de saúde e a adoção de atitudes mais equilibradas, que valorizam a realização do trabalho bem feito. Essas atitudes foram sentidas como sinais de sanidade. Dessa forma, consideramos que a leitura representou um papel relevante na administração de academias de ginástica. Ela proporciona estados psicológicos que levam à melhoria das atitudes dos participantes, fortalecendo a ética, a paciência e a tolerância para lidar com os problemas, criando condições de convivência em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

A conscientização e a interiorização alcançadas por meio dessa abordagem terapêutica mostram-se eficazes na promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos envolvidos.

Palavras-chave: Ética, Conflito, Leitura, Terapia.

 

 

25. O Processo de Ensino e Aprendizagem à Luz da Trilogia Analítica

Denilson Teixeira e Simone Furtado

Apesar de importantes avanços no processo de ensino ao longo do tempo, caminhamos de um sistema de ensino-aprendizagem repressor para um sistema permissivo. Obviamente, como um reflexo dos processos mais amplos da sociedade. Nesse contexto, percebe-se a ausência de tomada de responsabilidade e conscientização por parte dos alunos, professores, gestores, pesquisadores. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal inventariar caminhos para a estruturação de aulas que possam romper com esta estrutura, a partir de princípios da Ciência Trilogia Analítica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com “professores trilógicos”, para caracterizar suas experiências. A partir da experiência dos entrevistados é possível concluir que: O ensino à luz da Trilogia Analítica tem como força motriz o processo de conscientização da psicossociopatologia dos alunos e dos professores.

A conscientização da patologia individual, social e transcendental gera responsabilização pela restauração do mundo. A partir do afeto é possível levar o aluno a refletir sobre o que pensa, o que sente e o que realiza. Elementos da arte, natureza e da vida transcendente são importantes ferramentas de conscientização e interiorização na Trilogia Analítica e devem ser utilizadas em sala de aula. O professor é o exemplo de vivência no processo de interiorização e conscientização; portanto, ele necessita de tempo e investimento em análise individual e de grupo para alcançar tal maturidade. Resistência, censura e projeção são desafios constantes em sala de aula.

Vale destacar que é fundamental no processo de ensino da Trilogia Analítica que o professor reconheça que as questões do professor (patologias) entram em sintonia com as do aluno. Os benefícios relatados nas aulas à luz da Trilogia Analítica advêm do conhecimento mais profundo de si mesmos e do mundo, com repercussão na vida pessoal e profissional de alunos e professores. É necessário muito afeto para trabalhar com as imperfeições dos outros, mas é fundamental reconhecer as próprias. Esse é um grande benefício de ser professor. Assim, segundo Norberto Keppe, a educação não é realizada tanto no nível intelectual, mas nos chamados estratos profundos da personalidade (nos sentimentos, sensações e instintos). E é exatamente isso que faz da educação uma arte.

Palavras-chave: Conscientização, Educação, Pedagogia Trilógica.

 

 

26. O Poder Curativo das Artes: Uma História de Superação e Esperança

Talyta Lemos

Hoje em dia, as Artes são utilizadas mais como uma mistura de Entretenimento e Propaganda, sendo que elas podem ter um caráter curativo, tal como é abordado nos estudos de Trilogia Analítica, em particular nos de sociopatologia, do Dr. Norberto Keppe, e também do professor e músico Gilbert Gambucci. Este trabalho visa compartilhar uma vivência pessoal que ilustrou tal poder curativo.

Meu relato pessoal começa em 2019, passados 6 meses do nascimento do meu terceiro filho, que nasceu com uma cardiopatia grave, que poderia levá-lo à morte: hipoplasia do coração esquerdo. Três intervenções cirúrgicas foram realizadas com sucesso, mas, na quarta cirurgia, teve como resultado um quadro de saúde ruim, necessitando ser refeita às pressas. Porém, essa quinta o levou a um estado de coma. Dada as dificuldades de recuperação, com uso intensivo de sedativos e realização de intubação para respiração artificial (forçada), a única esperança que me restou foi acreditar em algo metafisico, pois as intervenções físicas possíveis já haviam sido realizadas. Monitorando os sinais vitais do meu filho a partir da linha desenhada na tela das máquinas, acompanhei o estado de saúde dele. Ao não me restar mais o que pudesse fazer, me ocorreu de começar a cantar baixinho, perto do ouvido dele (por estar num ambiente de cuidados intensivos). Cantei, repetidamente, uma canção, sempre voltando a uma mesma parte. Tratava-se de uma música Gospel de melodia calma e inspiradora. Depois de alguns minutos cantando, os sinais de respiração dele passaram a aparecer e a acompanhar o sinal da respiração forçada pela máquina. A partir daí, eu cantava no ouvido dele com a intenção de cura e, depois, acompanhava os sinais na máquina, para verificar se havia alguma melhora. No dia seguinte, por conta da estabilização da respiração própria do meu filho, os médicos resolveram desentubá-lo, removendo a respiração forçada.

A melhora dele se deu gradualmente, com o passar dos dias, até sua total recuperação. As artes têm um aspecto transcendental, que reflete a beleza, a verdade e a pureza que existem na essência do artista. Assim, quando são utilizadas em seu verdadeiro objetivo, podem transbordar cura e consciência divina ao redor. Vale notar que a intenção genuína, a transcendência e a música sempre estiveram presentes (pensamento, sentimento e razão), e a música foi essencial para me reconectar à ressonância com algo mais estável e harmônico. Por conta da tenra idade de meu filho à época, sinto que o vínculo psíquico que tínhamos era bem intenso. Portanto, entendo que a mudança de minha ressonância o tenha impactado de maneira positiva, conforme o presente relato.

Palavras-chave: Arte, Cura, Música, Transcendência

 

 

27. População de Rua e Suas Patologias

Pedrina da Silva Santos Guedes, Márcia Regina Castro e Alzira Marães Ferreira

O objetivo do trabalho foi aplicar a Leitura Trilógica e do Evangelho à população de rua, a fim de que ela pudesse identificar suas patologias. A partir do grupo de evangelização já existente na residência da Pedrina, em Campo Grande – MS, formamos uma equipe para aplicar o conhecimento da Ciência Trilogia Analítica na Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis. Considerando a missão dada pelo Espírito Santo, que sopra onde quer, quando quer e como quer, conforme Jo 3,8, fazemos Leitura do Evangelho, com reflexão, partilha e conscientização das patologias à Luz da Palavra de Deus e de um texto da Trilogia Analítica, com slides do PowerPoint. Abre-se a roda de conversa para trazer consciência, através da percepção das causas primeiras das patologias que levam o indivíduo a buscar o uso de álcool e outras drogas, perdendo o sentido da vida, levando-o a abandonar a família, o emprego, o caráter e a dignidade da imagem e semelhança de Deus.

Exemplos de casos: Após a leitura dos textos de Jo 3, 1-8, sobre nascer de novo, e “Inveja”, do livro ABC da Trilogia Analítica (Cláudia Pacheco), o Sr. H.F. contou-nos que estava entrando para fazer um tratamento de hanseníase. Quando viu as deformações físicas dos internos, ficou com medo e quis desistir. Ao chegar à portaria teve uma intuição que o fez voltar. Permaneceu no hospital durante um ano e meio, onde obteve a cura. Fez boas amizades e ajudou a outros através do afeto, por perceber que só nasce de novo quem o faz pelo poder do Espírito Santo, Aquele que lhe deu a intuição de aceitar o tratamento. Quanto à Inveja, que é não querer ver o bem, o Sr. V. disse que “é como beber do próprio veneno ao escolher o mal.”

Aplicando a Trilogia Analítica, os que aceitam ver seu grau de inveja e projeção, e se conscientizam, iniciam o processo de interiorização por sentir que o problema não é a dependência de álcool e outras drogas, mas consequência da inversão psíquica. Pela libertação da vontade, o homem deixa de ser escravo dos vícios e pecados, voltando à realidade Boa, Bela e Verdadeira, como ser criado à imagem e semelhança de Deus.

Palavras-chave: Espiritualidade, Psicopatologia, Leituras Terapêuticas.

 

 

28. Práticas Exitosas de Marketing Trilógico

Carlos Moccagatta, Claudia Ruiz, Patricia Rivera, Leonardo Rodriguez, Rodrigo Pulido

Um projeto que nasceu com o objetivo de levar a mensagem da Trilogia Analítica a todos os falantes de espanhol, tomando como referência as informações contidas no livro da Dra. Cláudia B. S. Pacheco: História Secreta do Brasil — onde se destaca a importância da América do Sul nos próximos anos. Segundo o livro e as profecias ali expostas, tempos virão em que o mundo encontrará refúgio neste continente sul-americano, sendo o ponto central o Brasil “Terra do Leite e Mel”.

O projeto começou no curso de pós-graduação de Gestão de Conflitos (FATRI), ministrado no Brasil, e, a partir de fevereiro de 2022, desenvolvido na cidade de Bogotá, Colômbia, com pessoas que fazem terapia com o Dr. Francisco Prieto. Atualmente, o grupo, que se manteve em 4 pessoas, está crescendo e continua trabalhando para que mais canais comunitários da América do Sul transmitam os vídeos da “STOP a Destruição do Mundo”. Começamos na América do Sul com alguns canais que, inicialmente, foram contatados no Brasil.

Atualmente, após 16 meses de trabalho, já contamos com um total de 43 canais, sendo: 27 canais na Colômbia, 13 no Chile, 1 na Argentina, 1 no Uruguai e 1 no Paraguai. Nossa ideia agora é dar suporte suficiente para que o número de canais em outros países cresça, como aconteceu na Colômbia.

Palavras-chave: América do Sul, Brasil, Colômbia, Internacionalização.

 

 

29. Relato De Experiência: Trilogia Analítica No Contexto Da Mentoria Profissional

Claudia R. Castro Teixeira

Este trabalho tem como objetivo a ampliação da consciência sobre os possíveis entraves para as participantes iniciarem uma nova carreira. É um breve relato da mentoria profissional (não finalizada, ainda em andamento) realizada a seis psicólogas recém-formadas.

Partindo da ideia de que somente pela conscientização dos erros e patologias a pessoa pode se devolver plenamente, esta mentoria trabalhou com os seguintes conceitos: Inveja, Corrupção, Preguiça e Ação no Bem. Os pressupostos teóricos ancoram-se nas descobertas feitas pelos psicanalistas Norberto R. Keppe e Cláudia B. S. Pacheco, que integram Ciência, Filosofia e Espiritualidade. Foi utilizado como recurso metodológico a leitura de pequenos trechos de dois livros Trilógicos: O Homem Interior e Trabalho & Capital. Os encontros aconteceram semanalmente, com duração de uma hora, com a seguinte estrutura: leitura de um trecho do livro, seguida de reflexão e correlação do conteúdo lido com situações concretas do cotidiano das participantes.

A Trilogia Analítica trouxe importante inovação no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que conduz a pessoa ao seu interior, possibilitando a conscientização da ação humana, invertida, que deturpa, nega ou omite o bem que está disponível para uma vida plena. Partindo dessa premissa, as participantes da mentoria identificaram diferentes entraves à iniciativa profissional, tais como: a percepção da inversão dos valores éticos e das atitudes voluntariosas em relação à profissão; maior clareza sobre suas condutas de inveja, preguiça, comodismo, soberba e teomania; e a relação entre sucesso profissional e esforço. Durante os encontros, estes aspectos foram evidenciados, às vezes, com surpresa e espanto, para cada uma delas.

Os temas trabalhados ofereceram condições às participantes de deslocar os problemas, antes justificados, do exterior para o próprio interior, alcançando, desse modo, maior consciência sobre suas escolhas relativas à carreira. Ao final desses doze encontros, as participantes fortaleceram a ideia de construção de um espaço clínico, coletivo, de atenção à saúde psíquica, com maior consciência de suas atitudes.

Palavras-chave: Consciência, Psicologia, Trilogia Analítica.

 

 

30. The Art Of Sewing And Self-esteem

Izaíra Pereira Morata

The art of sewing used for self-development and also to enhance the internal beauty of the human beings, increasing their self-esteem. My contact with fashion and the lessons I have learned observing my mother working as a  seamstress. After I retired as a civil servant, I started to put into practice what I learned from studying at the Trilogical Colleges: for example, to step out of my comfort zone and learn new skills to develop creativity. It is essential because a good seamstress needs to be attentive to detail, because the art of sewing not only requires manual ability, but also the ability to concentrate and use creativity. Another fundamental aspect for this art of sewing and fashion is the inner knowledge that helps us know ourselves better. Millennium’s teaching does that, and this helps us overcome our barriers, dress according to our personality and style, and feel more confident and secure. This is important because self-esteem influences the affectionate, social and psychological health of the individual. It is common for women to feel insecure about their bodies, and the seamstress can help them by highlighting physical attributes and camouflaging weaknesses. Finally, through my work as a seamstress and embroiderer, I try to add beauty to people’s lives. After all, we are already beautiful by nature, something I have learned over and over again from Analytical Trilogy, which teaches us that the human being has infinite wisdom, love and internal beauty. Another Millennium teaching is that the fear of making mistakes is what often stops us from moving forward, but when we manage to face that, the rewards are great and we are filled with a deep sense of fulfillment and gratitude to God for the ability He has given us.

Keywords: Fashion, Sewing, Self-Esteem, Happiness

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo