Morre na Itália, o Prof. Antonio Mercúrio, criador da Universidade Sophia de Roma

Admirador e difusor do método psicanalítico de Keppe e Pacheco na Europa, foi o primeiro contato estabelecido entre a Sociedade de Psicanálise Integral e a Itália.

1981, Roma: Prof. Antonio Mercúrio recebe de Keppe e Pacheco o diploma de Membro Honorário da Sociedade de Psicanálise Integral

O prof. Antonio Mercúrio – renomado fundador da Universidade Sophia de Roma, e primeiro contato estabelecido entre a Sociedade de Psicanálise Integral e a Itália (1981) – faleceu dia 6 de dezembro de 2022, deixando um legado científico-cultural que deitou raízes em toda a Europa.
Admirador e difusor da ciência psicanalítica de Keppe e Pacheco, conheceu sua obra através de uma apostila por eles apresentada no IV Congresso Europeu de Psicologia Humanística em Genebra (julho de 1980). O prof. Mercúrio convidou então ambos a proferirem palestras e workshops para cerca de 300 alunos de sua organização(1981).

UNIVERSIDADE DE PSICOTERAPIA

A universidade que o prof. Antonio Mercúrio fundou era uma universidade de psicoterapia, que difundiu-se por outras cidades italianas, Genebra e Bruxelas, atingindo depois muitos centros culturais europeus.

As palestras ministradas por Keppe e Pacheco a convite do prof. italiano ocorreram nas sedes do Instituto de Psicoterapia Existencial (I.P.A.) e do Instituto de Antropologia Psicanalítica e Existencial (I.A.P.E).

Dra. Pacheco reporta que a Psicanálise Integral foi muito bem recebida pelos coordenadores das atividades da S.U.R., alunos e ex-alunos, que eram todos analistas em atividade ou em formação, e o que mais os impressionou foi o Método Dialético de Conscientização criado por Keppe.
Segundo ela, durante o workshop em Roma, dia 25 de março de 1981, o prof. Mercúrio declarou aos assistentes:

“A diferença (entre a forma de psicoterapia deles e a de Keppe) é que a Psicanálise Integral tem o método dialético para fazer o paciente melhorar com rapidez. Nós sabemos que o paciente é o responsável pelo próprio mal. Mas qual é o nosso método para ele perceber isso?
(…) Este ponto (do método keppeano) é de radical importância e é por isso que eu o destaquei”.

ENTREVISTA

Na ocasião, Dra. Cláudia entrevistou o prof. Mercúrio, entrevista que pode ser vista na internet. 1
Prof. Mercúrio: Gosto muito da ideia de base de sua corrente terapêutica e eu concordo com seu método de trabalhar na psicoterapia.
Dra. Cláudia: O que pensa do método, por que lhe agrada?
Prof. Mercúrio: Porque tem uma capacidade de fazer conscientizar – seu termo favorito – o grau de violência que o homem pode fazer a si mesmo. Ele próprio, sozinho, sem precisar pensar sempre na violência que recebe dos outros, e esquecer a que faz a si próprio, esquecer como o ser humano pode distorcer sua verdade, a verdade objetiva e viver na mentira. Sinto que seu método é muito eficaz em obter essa verdade, essa consciência.

Revista de Psicanálise Integral, Ano IV, n° 7, 1981, p. 11-18

www.dailymotion.com/video/xu7c43_lecture-of-keppe-and-pacheco-rome-1981_tech

Lecture of Keppe & Pacheco – University of Rome from STOP Project / Projeto STOP on Vimeo.

Revista Psicanálise Integral Volume 33 – nº 39 – Dezembro de 2022

Vol. 33 n. 39 (2022)