A Importância Psicossocial das Residências Trilógicas

Norberto R. Keppe¹

The Psychosocial Importance of Trilogical Residences

França, 1989

RESUMO

As Residências Trilógicas são um tipo de organização que produz de imediato uma enorme economia de tempo e movimento. Para que alcancem bom resultado, devem ser dirigidas por pessoas habilitadas, que conheçam bem a psicopatologia e a sociopatologia.

Palavras-chave: Sociopatologia, Psicopatologia, Economia, Moradia, Vida Social.

ABSTRACT

Trilogical Residences are a type of organization that immediately produces enormous savings in terms of time and movement. In order to achieve good results, they must 13 be directed by qualified people, who are well acquainted with psychopathology and sociopathology.

Keywords: Sociopathology, Psychopathology, Economy, Dwelling, Social Life.

 

Texto

Se o leitor possuir um bom espírito de observação, já terá notado que as construções antigas eram sempre monumentais, no sentido de acolher um grande número de pessoas; não só no antigo Egito como na Grécia, entre os incas do Peru, os astecas do México e até mesmo no Império Romano predominavam imensos edifícios — um tanto semelhantes aos palácios modernos das famílias reais europeias. Não é difícil saber que estes grupos foram os mais felizes em toda a História da Civilização. Mas não foi por esta razão que organizamos o que chamamos de Residências Trilógicas, primeiramente em Nova York, no bairro de Yonkers e Park Hill, depois no Brasil, Portugal, Inglaterra, Suécia, Finlândia e França.

Quando estávamos nos Estados Unidos, houve grande afluência de clientes de várias partes do mundo, que desejavam habitar a casa em que morávamos. Pouco a pouco tal fato foi se mostrando:

1) econômico, pois todos os seus habitantes passaram a ter um menor gasto com: a) habitação, b) alimentação, c) calefação, d) impostos, e) transporte, f) divertimentos;

2) prático, com enorme economia de: a) tempo, pelo fato de que algumas pessoas realizavam todo o serviço, que em uma residência comum estaria a cargo dos pais e empregados; b) movimento, pois a maioria das atividades passou a ser executada por menos indivíduos;

3) eficiente, pelo fato de que a atenção dos residentes (trilógicos) pôde ser concentrada: a) no trabalho, b) no 14 estudo e c) no próprio desenvolvimento cultural, artístico;

4) inteligente, facilitando o intercâmbio: a) internacional, b) linguístico, c) artístico, d) cultural;

5) terapêutico, pois as pessoas neuróticas melhoram sensivelmente, enquanto que as psicóticas são contidas;

6) de bem-estar, pelo fato de que um número grande de satisfações são encontradas na própria Residência Trilógica, como amigos, companheiros de vida e festas.

Para a própria nação, principalmente as que estão superlotadas, pelo menos 1/3 das casas seriam desocupadas, devido à reunião de famílias em Residências Trilógicas.
De imediato haveria:
a) menor dispêndio de água, energia elétrica e de calefação;
b) em estradas e novas construções que oneram a economia da nação;
c) menor necessidade de hospitais e tratamento médico;
d) diminuição da criminalidade e portanto das despesas com casas de detenção.
Pessoa alguma duvida que várias cabeças são mais capazes de resolver dificuldades do que uma só; é o que acontece na R.T., quando existem mais pessoas para entender como lidar com:
a) as leis sociais;
b) problemas de doença;
c) questões de trabalho etc.

E não só solucioná-los, mas fornecer um apoio mútuo (psicológico), que facilitaria 50% em todas as atividades.

Quando as primeiras Residências Trilógicas foram organizadas em Nova York, foi apresentado no Congresso Internacional de Trilogia Analítica, realizado em Stony Point, N.Y., um trabalho sobre a enorme economia ocasionada por esse tipo de moradia. Apresentarei exemplos que foram pesquisados por Edison Claro de Morais e William Casseb:

 

Em seguida, eles estabeleceram um gráfico comparando o gasto de cada indivíduo no que chamou de comunidade (trilógica) com o que tinha em suas existências comuns:

Pelo que o leitor vê, a Residência Trilógica é uma organização que produz de imediato uma enorme economia de tempo e movimento.

Evidentemente ela deverá ser dirigida por pessoas habilitadas, que conheçam bem a psicopatologia e a sociopatologia, a fim de que haja bom resultado.

Notas

1 *Psicanalista, Filósofo, Pedagogo, Cientista Social, Pesquisador independente de Energética (Nova Física), Escritor, Fundador e Presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica (Psicanálise Integral). Integrou as áreas da ciência, filosofia e espiritualidade, criando um novo campo chamado de Trilogia Analítica (psicossociopatologia). Criador da Tecnologia de motores ressonantes Keppe Motor. Doutor Honoris Causa.

Extrato do livro Sociopatologia – Estudo sobre a patologia social – bases para a nova civilização do Terceiro Milênio – segunda edição 2002, págs. 245-251

 

 

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo