A Falha Fatal da Inversão

Cláudia B. S. Pacheco*

Richard Jones**

Extrato do livro Deus Hoje Fé, Consciência, Humanidade

Pacheco: A sociedade está num beco sem saída. Todos os campos do conhecimento, a humanidade, a sociedade, a civilização estão encolhendo porque não entendemos a inversão da humanidade. A novidade que Keppe traz é o conceito de que todas as disciplinas, todos os empreendimentos, sofrem de restrições decorrentes de nossa psicopatologia. Se quisermos que a civilização continue, se quisermos impedir sua destruição causada por nossas atitudes suicidas, precisamos abordar o problema da inversão, que é psicológico, um problema que temos, mas do qual não temos consciência.

Jones: Você tem um exemplo prático de inversão que possa nos ajudar a entender um pouco melhor esse conceito?

Pacheco: Um exemplo é a área da medicina: médicos, psiquiatras, psicólogos, todos eles veem os problemas vindos de sintomas físicos do corpo ou da sociedade em geral.

Eles não veem o problema principal, que tem origem em nossa vida psicológica, transcendental, e é a vida interior invisível das pessoas. Todas as doenças provêm do nosso interior, de nossa vida interior e são de origem psicológica. Os seres humanos não têm abordado a psicopatologia adequadamente.

Embora Freud tenha sido um gênio na metodologia, cometeu um grande erro em sua teoria. Ele viu a fonte da neurose e da psicose como provenientes de problemas sexuais. No entanto, problemas sexuais estão mais ligados aos instintos do nosso corpo, e não ao que podemos chamar de alma da humanidade. É nesses aspectos psicológicos, espirituais que os problemas se relacionam com a inversão subjacente, em aspectos como inveja, narcisismo e egocentrismo.

Precisamos reconhecer que a humanidade está doente. Individualmente os seres humanos estão doentes, mas não por causa do corpo.

O corpo sofre as consequências da inversão psicológica que a pessoa faz no espírito invisível. A humanidade não está propensa a abordar, ou a admitir sua própria psicopatologia. Essa nova ciência que Keppe desenvolveu é uma patologia psicossocial e até uma ecologia psicossocial. Por que poluímos tanto?

Por que maltratamos a natureza e a criação, que é o maior presente que recebemos? A Terra é um presente da vida. Por que a maltratamos?

Por que não nos importamos? Por que não a tratamos como o melhor presente, uma dádiva de enorme riqueza? Não fazemos isso; destruímos tudo. Isso é inversão.

*Psicanalista e escritora, com 13 livros publicados. Vice-presidente da SITA, presidente e fundadora da Associação Keppe & Pacheco e do Projeto STOP a Destruição do Mundo, Diretora das Faculdades Trilógicas.

**Psicanalista, radialista premiado e professor das Faculdades Trilógicas.

Cursos Terapêuticos de Pós-graduação

GESTÃO DE CONFLITOS

As pessoas enfrentam hoje muitos desafios nos relacionamentos e trabalho. Saiba como agir com mais equilíbrio, com o Curso de Pós-graduação em Gestão de Conflitos – A Terapia Psicossocial de Norberto Keppe. O Curso inclui Oficinas Terapêuticas semanais.

Alguns dos cientistas, teólogos e pensadores estudados no curso de Gestão de Conflitos:

OUTROS CURSOS

Psicossomática Integral: a Medicina Energética

O Divino nas Artes – Restaurando o Equilíbrio Psicossocial

Pedagogia Trilógica: Educação e Conscientização

• Ciência da Energética e Tecnologia de Motores Ressonantes-Keppe Motors

 



Jornal STOP 
Expediente: STOP é um jornal que transmite notícias de interesse público e artigos de diversos autores, que propõem soluções para os problemas dos mais diversos campos como: psicanálise, socioterapia, medicina psicossomática, artes, física, educação, filosofia, economia, espiritualidade.

Supervisão científica: Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco.
Redação: Jornalista Responsável José Ortiz Camargo Neto RMT Nº 15299/84 e Mauricio Domingues.
Direção de Arte: Carlos Moccagatta.
Edição Nº 115, Ano XVI publicada em 1 de janeiro de 2024.
Impressão: Plural Gráfica. Contato: stop@stop.org.br

Gostou deste episódio?

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Dúvidas? Fale Conosco
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Você concorda com nossa Política de Privacidade para continuar a falar conosco.
Pular para o conteúdo